Dia Mundial da luta contra Hepatites Virais
Segundo o Ministério da Saúde, dia 28 de Julho é o ‘‘Dia mundial da luta contra Hepatites Virais’’. A data é importante para sensibilizar e conscientizar a população, mostrando a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.
O que são as Hepatites Virais?
São doenças que atacam o fígado. Os sintomas mais comuns são: pele e olhos avermelhados, fezes esbranquiçadas, urina escura, enjôo, vômitos, perda de apetite, mal-estar, fraqueza, febre e dor abdominal. É muito importante ficar atento aos sinais, pois muitas vezes eles são percebidos apenas quando a doença já evoluiu para uma de suas formas mais graves como a cirrose e o câncer no fígado.
Tipos de Hepatites:
Hepatite A:
É uma doença intecciosa transmitida através da água contaminada, alimentos e mãos mal lavadas e objetos contaminados. Para evitá-la, lave sempre bem as mãos, higienize os alimentos e use apenas água tratada ou fervida.
Hepatite B:
É considerada uma doença sexualmente transmissível. A transmissão pode ocorrer durante o sexo sem camisinha, de mãe para filho durante o parto, pelo compartilhamento de seringas e agulhas ou também através de procedimento invasivos realizados com materiais sem esterilização em que anteriormente foram utilizados por uma pessoa infectada como: piercings, tatuagens, manicure / pedicure, barbearias, procedimentos médicos, tratamentos odontológicos e acupunturas.
A hepatite B afeta milhões de pessoas no mundo e é uma das maiores causas de câncer no fígado. Portanto para se proteger: faça sexo com proteção, jamais reutilize seringas ou agulhas, nunca use materiais sem esterilização, vá a profissionais confiáveis e se possível leve o seu próprio alicate à manicure / pedicure.
Hepatite C:
Também é uma doença sexualmente transmissível e o contágio e prevenção ocorre da mesma forma como na hepatite B. O número de pessoas contaminadas cresce cinco vezes mais que o da Aids no mundo.
Fonte: Secretaria da Saúde do Paraná