Notícias

Santa Casa Saúde

Número de brasileiros com osteoporose deve triplicar até 2050

A osteoporose, também chamada de osso poroso é uma doença silenciosa causada principalmente quando o corpo perde massa óssea, tornando-os mais frágeis, aumentando o risco de fratura, mesmo com pequenos impactos ou quedas.

De acordo com a International Osteoporosis Foundation (IOF), a osteoporose atinge mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 15 milhões somente no Brasil. De acordo com levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de casos deve triplicar até 2050.

O número de casos de osteoporose aumenta a cada ano conforme a população mundial está envelhecendo. De acordo com o Relatório de Prospectivas da População Mundial, feito pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019, em todo o mundo eram cerca de 705 milhões de pessoas com 65 anos ou mais, contra 680 milhões entre 0 e 4 anos.

O fisioterapeuta da Medicina Preventiva, Rafael Matos, explica os fatores de risco para a Osteoporose. “O primeiro fator de risco é o histórico familiar, seguido pela menopausa antes dos 45 anos, excesso de fumo e álcool, dieta com pouco cálcio, sedentarismo, imobilização prolongada, excesso de peso e uso de medicamentos como corticoides em tratamentos de longa duração”.

Voltar



Contratar Plano