Notícias

Santa Casa Saúde

31 de Maio - Dia Mundial sem Tabaco

Considerado o maior problema de saúde pública no mundo pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é causa determinante de dezenas de doenças e sua prevenção vem sendo tratada como prioridade por profissionais da saúde em todo o mundo.

Segundo a OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Dados do INCA mostram que 10% dos fumantes chegam a reduzir sua expectativa de vida em 20 anos.

As pessoas que possuem o ato de fumar correm maior risco de:

  • Dez vezes mais risco de desenvolver câncer de pulmão.
  • Cinco vezes mais risco de ter um infarto do miocárdio.< [...]
Leia Mais

26 de Maio - Dia Nacional do Glaucoma

O Glaucoma é uma doença que acomete a visão, é provocada pelo aumento da pressão ocular, não tem cura, e quando não tratada pode levar a cegueira. Por isso, é importante a observação dos sintomas, que é simplesmente a perda da visão periférica (vê bem o que está aos lados, mas não enxerga o que está dos lados).

Se você tem parentes portadores de glaucoma, tem mais de 40 anos, tem alto grau de miopia ou  é diabético, você entra no fator de risco da doença, atente-se e realize os testes de rotina, ao menos uma vez ao ano, pois, mesmo sendo uma doença sem cura, ela pode ser controlada através de medi [...]

Leia Mais

A Importância da Qualidade de Sono na Quarentena

O sono é uma função importante para a saúde, pois ele permite não só a restauração e recuperação energética do corpo, mas também, melhora o humor e o aprendizado. Diante da situação atual, dormir bem é uma estratégia importante para evitar o adoecimento mental e físico.


A seguir, vamos listar dicas que podem ser eficazes na melhora da qualidade do sono:


  • Estabeleça horários para dormir e acordar: a rotina é fundamental para est [...]
Leia Mais

10 de Maio - Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lupus

Doença rara, inflamatória e autoimune, ou seja que afeta a pele, articulações e órgãos, mais comum em mulheres, porém, também afeta homens.

O que pode causar Lupus?

Por ser um processo anormal do organismo, não se sabe ao certo a causa da doença, no entanto, podem ser uma combinação de fatores como: hormonais, infecciosos, genéticos e ambientais.  

Sintomas que podem ser apresentados:

O sintoma que afeta cerca da metade das pessoas com lúpus é: 

  • vermelhidão na face sobre as bochechas e a ponta do nariz, em forma de "borboleta";
  • fadiga;
  • febre;
  • dor na [...]
Leia Mais