Notícias

Santa Casa Saúde

28 de Fevereiro - Dia Mundial das Doenças Raras

Segundo o Ministério da Saúde, há cerca de 7 mil doenças raras descritas, sendo 80% de origem genética e 20% de causas infecciosas, virais ou degenerativas.

São definidas como doenças raras as doenças que afetam 65 indivíduos a cada 100.000 pessoas e caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas.

No Brasil, cerca de 13 milhões de brasileiros vivem com essas enfermidades, 5 casos para cada 10 mil pessoas, que para um diagnóstico, o paciente precisa consultar em várias especialidades médicas.

Alguns exemplos de doenças raras:

Acromegalia; 

Artrite reativa; 

Diabetes ins&iac [...]

Leia Mais

20 de Fevereiro: Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença. O uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos.

O consumo abusivo de álcool e drogas é um problema de saúde pública, segundo a OMS cerca de 6% de todas as mortes no mundo estão relacionadas ao uso nocivo de álcool. No Brasil, estima-se que a taxa de abuso/dependência do álcool seja de 5,6%.

De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), 247 milhões de pessoas usaram drogas no últim [...]

Leia Mais

04 de Fevereiro - Dia Mundial do Câncer

O câncer é a doença que mais cresce no mundo. Definido como um conjunto de mais de 100 doenças, que têm em comum o crescimento anormal de células, que são capazes de se dividir rapidamente e invadir tecidos e órgãos, facilitando sua expansão pelo corpo.

Segundo o Inca – Instituto Nacional do câncer (2020) aproximadamente 7,6 milhões de pessoas morrem em decorrência da doença no mundo e que 1,5 milhão de mortes poderiam ser evitadas com medidas adequadas.


Fatores de Risco:

  •  Hereditariedade;
  •  Tabagismo;
  •  Obesidade;
  •  Sedentarismo;
  •  Alcoolismo;
  •  Má alimenta&cc [...]
Leia Mais

26 de Janeiro - Dia nacional de combate e prevenção da hanseníase

O que é a Hanseníase?

Doença infecciosa transmissível, também conhecida como Lepra, seu agente causador é o Mycobacterium Leprae, atingindo especialmente células da pele e células nervosas que provocam lesões neurais.

Sua transmissão ocorre através de vias aéreas (gotículas) de pacientes sem o tratamento adequado, pois, quando tratada, a Hanseníase deixa de ser transmitida. O período de incubação pode levar de três a cinco anos.


Sintomas

Os sintomas mais comuns são:

•Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas pelo corpo;

•Perda da sensibilidade t&eacu [...]

Leia Mais