Notícias

Santa Casa Saúde

Sarampo: Causas, Sintomas, Diagnóstico, Prevenção e Tratamento


O que é Sarampo?

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.

O comportamento endêmico do sarampo varia, de um local para outro, e depende basicamente da relação entre o grau de imunidade e a suscetibilidade da população, além da circulação do vírus na área.


Quais são os sintomas do sarampo?


Principais sinais:

  • Febre alta, acima de 38,5°C;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo;
  • Tosse;
  • Coriza;
  • Conjuntivite;
  • Manchas brancas que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik, que antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento das manchas vermelhas;

Fonte : Ministério da Saúde

Saiba Mais: 

http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/sarampo


Como posso me prevenir em Maringá?


Em maringá as vacinas estão disponíveis durante a semana (de segunda a sexta) em todos os Postos de Saúde e devem ser tomadas duas doses até os 29 anos.
A partir de 30 até 49 anos de idade, se não vacinados anteriormente, devem receber uma dose. Acima de 50 anos, realiza-se a vacina apenas em quem for viajar para áreas de surtos e sob orientação médica.

Profissionais de saúde, independente da faixa etária, devem receber duas doses.

A gerente de Epidemiologia da secretaria, Jussara Titato, ressalta que a população deve ficar atenta aos sintomas da doença. “É importante destacar que aqueles que apresentarem febre maior que 38ºC, mal estar geral, tosse e coriza, olhos vermelhos/conjuntivite e manchas vermelhas no corpo devem imediatamente procurar a unidade de atendimento mais próxima”, disse. 

Confira os endereços e telefones dos locais de vacinação*: https://goo.gl/KfCRKK

*Atualmente Sala da Vacina da avenida Prudente de Morais está fechada para reforma e o prazo de finalização da obra está previsto para março de 2020.

Fonte: Diretoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Maringá

Saiba Mais: 

https://goo.gl/G316ZC

Voltar



Contratar Plano