Notícias

Santa Casa Saúde

19 de Outubro - Dia Mundial de combate ao Câncer de mama

O câncer de mama é caracterizado pela multiplicação desordenada de células da mama, gerando células anormais que formam o tumor. No organismo, a doença pode se manifestar e evoluir de diferentes formas. Os tumores possuem suas próprias características, alguns desenvolvem rapidamente e outros lentamente.


FATORES DE RISCO:

Mulheres acima dos 50 anos, obesidade, sedentarismo, consumo de bebidas alcoólicas, uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona), exposição a radiações ionizantes e histórico familiar.



SINAIS DE ALERTA:

Nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor, alterações na pele da mama (avermelhada, retraída ou com aspecto de casca de laranja), alterações no bico, saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.


DIAGNÓSTICO:

Para um diagnóstico preciso, é necessário uma investigação (exame clínico, imagem e biópsia). É de extrema importância que a mulher conheça seu próprio corpo. Realize o autoexame!

O desenvolvimento de hábitos mais saudáveis, viver a vida com prazer e se consultar regularmente com seu médico são medidas que podem ser adotadas e que ajudam na prevenção contra o câncer de mama. PREVINA-SE!

Prevenção é o melhor remédio!


Fontes: INCA - Instituto Nacional do Câncer e Ministério da Saúde.

Voltar



Contratar Plano