Notícias

Santa Casa Saúde

15 de Setembro - Dia mundial da conscientização sobre Linfomas

O QUE SÃO LINFOMAS?

São um conjunto de cânceres que atacam o sistema capaz de combater as infecções do nosso corpo (Sistema Linfático)  que é composto por órgãos, vasos, tecidos linfáticos e pelos linfonodos, que são os responsáveis pelo transporte dos glóbulos brancos e células que combatem as infecções e participam do sistema imunológico. O Linfoma ocorre quando as células do Sistema Linfático começam a se multiplicar e a se disseminar pelo organismo.





TIPOS DE LINFOMAS:

Linfoma de Hodgkin: Pode acontecer em qualquer idade e não tem a hereditariedade como fator de risco, o indivíduo adquire a doença por uma causa desconhecida.

Linfoma não-Hodgkin: É um grupo de mais de 80 tipos da doença, classificado de acordo com os tipos e o estágio em que se encontra. Também não se sabe a causa do aparecimento da doença, mas as maiores incidências são na medula óssea, trato gastrointestinal, nasofaringe, pele, fígado, ossos, tireoide, sistema nervoso central (relacionado ao HIV), pulmão e mama.


SINTOMAS:

Suor noturno, aumento do baço, perda de peso sem motivo aparente, febre, coceira na pele, fadiga, aumento de linfonodos (em especial na região do pescoço, virilha e axila).


TRATAMENTO:

Quimioterapia e em alguns casos Radioterapia.


Fontes: Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e Ministério da Saúde.

Voltar



Contratar Plano