Notícias

Santa Casa Saúde

A Importância da Qualidade de Sono na Quarentena

O sono é uma função importante para a saúde, pois ele permite não só a restauração e recuperação energética do corpo, mas também, melhora o humor e o aprendizado. Diante da situação atual, dormir bem é uma estratégia importante para evitar o adoecimento mental e físico.


A seguir, vamos listar dicas que podem ser eficazes na melhora da qualidade do sono:


  • Estabeleça horários para dormir e acordar: a rotina é fundamental para estabelecer e manter o nosso ritmo biológico. O nosso cérebro  gosta de previsibilidade e essa rotina beneficia o nosso sistema.
  • (Em casos de home office) Evite ficar o dia todo no quarto ou de pijama: levante, abra a janela do quarto, coloque uma roupa para passar o dia. Isso mostra ao seu cérebro que o dia começou e faz com que ele se prepare para as atividades programadas.
  • Exponha-se à luz solar e seja ativo durante o dia: o nosso corpo precisa produzir hormônios que induzam ou que levem o sono, dessa forma, o corpo entende que o dia foi feito para estarmos ativos e a noite para descansar.
  • Use seu quarto e sua cama apenas para dormir: se tiver opção, não trabalhe, leia, se alimento ou estude na cama. Seu cérebro precisa entender que ali é um local de descanso.
  • Diminua o uso de aparelhos eletrônicos duas horas antes de dormir: a luz dos smartphones e das TVs é extremamente estimulante, impedindo que o cérebro relaxe.
  • Evite consumir bebidas estimulantes e alcoólicas perto do horário de dormir: o consumo de café, chás estimulantes e energéticas podem prejudicar o início do sono, aumentando as chances de insônia.
  • Faça atividade física durante o dia: praticar exercício físico ajuda na qualidade e consolidação do sono, se possível, evite fazer atividades intensas à noite.
  • Anote os pensamentos e ideias antes de ir para a cama: fazer isso evita os pensamentos incontroláveis antes de dormir, diminuindo o estresse e a ansiedade.
  • Medite, respire e relaxe antes de ir para cama: ter um momento para respirar e meditar auxilia muito a desacelerar a mente, favorecendo uma boa noite de sono.
  • Não espere o sono chegar na cama: Ir para a cama sem sono pode aumentar a ansiedade e condicionar a associar o quarto e a hora de dormir como algo ruim, por isso é importante praticar atividades relaxantes antes de dormir.


Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-04/estimular-qualidade-do-sono-na-quarentena-e-eficaz-contra-doencas

Voltar



Contratar Plano